Atendimento Educacional Especializado
 

O Atendimento Educacional Especializado (A.E.E.) é uma proposta multidisciplinar criada para dar suporte pedagógico às crianças que já estão inseridas na rede regular de ensino e tem como objetivo a sua permanência através do incentivo e do resgate a auto-estima.

O atendimento individualizado tem 50 min de duração e é feito com pequenos grupos de, no máximo, quatro alunos por atendimento, agrupados por segmentos da Educação Formal (Educação Infantil e Ensino Fundamental), visando à circulação do conhecimento.

Segundo a hipótese de Vigotsky, o processo de desenvolvimento do individuo passa por duas etapas a Zona de desenvolvimento Real que são aprendizagens inerentes de cada um aquilo que o individuo realiza sozinho e a Zona de desenvolvimento Proximal ou Potencial, são todos os aprendizados adquiridos com auxilio de outrem ou seus pares favorecendo o desenvolvimento Real.

As atividades escolares são traçadas de acordo com necessidade de cada um, além de atividades lúdicas centradas na aprendizagem, os estímulos tátil e sonoro estão sempre presentes visando uma aproximação aluno x professor e apropriação do conhecimento.

Além de serem trabalhados assuntos pertinentes a cada aluno, o A. E. E. acompanha o planejamento anual da Escola Transitória NACPC, desenvolvendo projetos e ações pedagógicas, inserindo os alunos do atendimento educacional especializado neste contexto.

Tendo como embasamento teórico as idéias de Howard Gardner no que se refere aos estudos das inteligências múltiplas (visual, espacial, musical, verbal, lógica - matemática, interpessoal, intrapessoal e corporal – sinestésica), buscamos desenvolver atividades visando as habilidades de nossas crianças, traçando estratégias para uma melhor compreensão dos conteúdos que serão trabalhados na rede regular de ensino, considerando a maturidade cognitiva e a seriação de todas as crianças.

Cada atividade desenvolvida é criada a partir de um projeto macro, acolhido por todos os profissionais do apoio pedagógico, seguido de um relatório semanal e de relatos diários escritos em fichas individuais de cada criança, tais como, o projeto “A Galina Ruiva”, O Boto Dor de Rosa, Se Todas as Coisas Fossem Mães e o “NAC - PAN 2007”, onde todos, além do corpo pedagógico - equipe de saúde, pais e acompanhantes - participaram da culminância dos projetos.

A avaliação acontece individualmente de forma diagnóstica e processual, visando ampliar as habilidades e potencialidades adquiridas no processo.

É preciso salientar ainda que, cada grupo é formado por até quatro crianças, tem a duração de cinqüenta minutos e acontecem três vezes por semana.

O trabalho de Atendimento educacional Especializado tem favorecido a muitas crianças o direito a igualdade e a oportunidade, valorizando a família e acreditando no potencial de cada criança atendida no NACPC.

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