O
Nacpc tem um segmento educacional, concretizado pela Escola Transitória e pelo Atendimento Educacional Especializado, e, como qualquer escola, também tem aulas de educação física. Neste caso, a Educação Física Adaptada para Crianças com Necessidades Educacionais Especiais – Paralisia Cerebral.
O atendimento é oferecido às
crianças inseridas no programa da Instituição, após uma avaliação minuciosa específica. São desenvolvidas atividades físicas como: recreação, natação e desporto, tendo como objetivos gerais trabalhar flexibilidade, força e resistência musculares.
É válido ressaltar que a Educação
Física no Nacpc também atua com os pais, mães e cuidadores primários dos meninos e meninas que participam do Programa Interdisciplinar da Instituição, através do Núcleo Familiar. Esta vertente de atuação do Nacpc oferece aulas de dança, hidroginástica, oficinas e de informática, educação para jovens e adultos, música e outras atividades para os responsáveis das crianças aqui atendidas. Por sua vez, a Educação Física com nestes cuidadores oferece atividades diversificadas para tornar a sua
vinda ao Nacpc prazerosa e produtiva, resgatando a auto-estima com as atividades
de dança e hidroginástica, além de trabalhar objetivos específicos como liberação de tensão muscular, auto-expressão e habilidades corporais.
Para traçar os nossos objetivos, primeiramente precisamos
entender que a pessoa com deficiência é um indivíduo e possui as mesmas necessidades de qualquer cidadão, como: ter direito ao sucesso, aprovação, reconhecimento e acima de tudo amar e ser amado.
Todas as crianças são previamente
avaliadas pela equipe responsável e encaminhadas para a Educação Física com indicação da atividade mais adequada às suas necessidades; os casos de cada criança são discutidos em equipe. Estas são atendidas em grupo ou individualmente, em sessões de 30 minutos, e avaliadas a cada atendimento, para que possamos acompanhar
o desenvolvimento das mesmas, finalizando o ano com um portifólio geral e individual. Também são proporcionadas atividades individuais e/ou em grupo, juntamente com alunos
da escola regular, para incentivar o descobrimento, conhecimento e entendimento
de regras e limites.
Em 2008, além das atividades já sistematizadas
pelo Setor de Educação Física Nacpc, há o desenvolvimento do Projeto Golfinho, caracterizado como um atendimento ludo/recreativo,
no meio aquático, para crianças com maior grau de dependência e em parceria com os seus pais.
As atividades recreativas visam elevar a auto-estima das crianças
e seus familiares, assim como revelar talentos e aptidões, respeitando os limites de cada um e fortalecendo assim as suas potencialidades.
Abaixo seguem três focos de atuação do Setor de Educação Física Nacpc:
• Natação- a natação é considerada
pela maioria dos autores como o exercício mais benéfico. Por proporcionar a melhora da força e resistência cardiovascular e dos músculos em geral. Não provoca esforço e ou tensão exagerada. O meio líquido promove o relaxamento e amplitude dos movimentos e com o colete adaptado,
criado pela professora Lúcia Brandão e confeccionado pelos pais, facilita o deslocamento do indivíduo de forma mais autônoma.
• Educação física
adaptada -consiste em atividades físicas e esportivas modificadas e / ou adaptadas para atender às necessidades especiais do indivíduo com limitações, permitindo participar com os demais, destacando fundamentalmente a inclusão sócio-cultural.
• Projeto Golfinho - tendo como maior objetivo, o fortalecimento
dos vínculos afetivos mãe e filho, através do toque e aproveitando o meio aquático para facilitar os movimentos. É uma atividade lúdica onde através de jogos e brincadeiras e em parceria com os pais, visamos adaptar as crianças ao meio líquido. Desta forma podemos ter ao mesmo tempo na piscina crianças acompanhadas dos seus pais, além de favorecer a interação e o convívio com outras crianças.
Após adaptação e dando
continuidade ao trabalho, temos como objetivo treinar e selecionar os alunos
por modalidade esportiva, levando em consideração a idade e categoria a qual pertence, visando às competições externas como os Jogos Estudantis, evento esse que o Nacpc tem se destacado
a cada ano.
A nossa atuação destina-se acima de tudo, desenvolver um trabalho interdisciplinar para o desenvolvimento
biopsicossocial da criança com paralisia cerebral, assim como ratificar a importância das práticas corporais no processo da autonomia do sujeito.