A
escola é um espaço que tem como principal função transmitir conhecimento de forma sistematizada. Assim como uma escola regular
de ensino, a Escola Transitória no Nacpc também tem a sua função e que, certamente, vai muito além de transmitir meramente o conhecimento.
Aqui é um espaço de conhecimentos,
descobertas, construções e desconstruções, de alegria e aprendizagem para as crianças, compartilhadas e re-aprendidas por todos os adultos que com elas convivem.
Sistematizamos as sessões de aprendizagens
através de projetos que são pensados e executados de acordo com as potencialidades das crianças e realizamos atividades tendo como recurso a ludicidade.
Através dos momentos lúdicos,
enfatizamos a percepção sensorial e auditiva, trabalhamos com as áreas de conhecimentos: Língua Portuguesa, as Ciências Sociais e Naturais, a Matemática e Expressão Corporal, proporcionado um trabalho sistemático, perpassando pelos objetivos conceituais, atitudinais e procedimentais.
A Escola Transitória tem um trabalho sólido
e límpido. A realização das propostas de trabalho passa por três fases: a primeira consiste em apresentar o projeto para as crianças e para os seus familiares para que todos possam se envolver efetivamente;
a segunda fase, é o desenvolvimento da proposta que conta com o apoio de toda a equipe do Nacpc,
ou seja, educação, saúde e família. E por fim, a terceira fase, que tem como desfecho final a produção de um trabalho que encerra mais um ano letivo.
A avaliação é realizada
processualmente tendo como instrumentos os relatórios, fichas evolutivas diárias, tabulações e portifólios.
Em 2006, trabalhamos com o projeto “Vai,
vai, vai começar a brincadeira” que teve como eixo de aprendizagem o circo. Com essa proposta trabalhamos a
vida circense, suas características, as profissões, cores, o multiculturalismo, entre tantos outros conteúdos. Tivemos apresentação de palhaços, malabaristas e finalizamos com um grande espetáculo.
Em 2007 foi o ano da leitura. Mergulhamos no “Mundo
do Era Uma Vez..” representamos muitos personagens príncipes, princesas, bruxas, fadas, bichos, objetos... Ufa! Divertimos-nos muito!
Agora, em 2008, já afinamos as nossas vozes
verbais e não verbais e estamos construímos o nosso grandioso coral. O projeto dessa vez é “Todos Somos Um” que tem como proposta trabalhar músicas, parlendas, trava-línguas e histórias.
A Escola Transitória vai muito além
de um cumprimento de lei da Educação Especial, ou mesmo de um espaço de aprendizagem. A Escola Transitória Nacpc retrata uma esperança de mãe, uma expectativa de futuro de um filho e uma crença profissional de que todos podem aprender.
As famílias outrora descrentes do potencial de desenvolvimento
de suas crianças, desesperançosas quanto à participação de seus meninos e meninas em ambiente de escola regular de ensino, hoje, matriculam-nos
em seus bairros, exigem e corroboram para essa tão sonhada inclusão.
O Projeto Educacional NACPC iniciou-se com apenas 04 (quatro) crianças
incluídas na rede regular de ensino. Com a Escola Transitória, somente em 2007, foram matriculados 57 meninas e meninos com paralisia cerebral
na rede regular, totalizando, hoje, um número de 107 crianças inclusas, felizes e cidadãs, tendo seus direitos garantidos.