Escola Transitória
 

A escola é um espaço que tem como principal função transmitir conhecimento de forma sistematizada. Assim como uma escola regular de ensino, a Escola Transitória no Nacpc também tem a sua função e que, certamente, vai muito além de transmitir meramente o conhecimento.

Aqui é um espaço de conhecimentos, descobertas, construções e desconstruções, de alegria e aprendizagem para as crianças, compartilhadas e re-aprendidas por todos os adultos que com elas convivem.

Sistematizamos as sessões de aprendizagens através de projetos que são pensados e executados de acordo com as potencialidades das crianças e realizamos atividades tendo como recurso a ludicidade.

Através dos momentos lúdicos, enfatizamos a percepção sensorial e auditiva, trabalhamos com as áreas de conhecimentos: Língua Portuguesa, as Ciências Sociais e Naturais, a Matemática e Expressão Corporal, proporcionado um trabalho sistemático, perpassando pelos objetivos conceituais, atitudinais e procedimentais.

A Escola Transitória tem um trabalho sólido e límpido. A realização das propostas de trabalho passa por três fases: a primeira consiste em apresentar o projeto para as crianças e para os seus familiares para que todos possam se envolver efetivamente; a segunda fase, é o desenvolvimento da proposta que conta com o apoio de toda a equipe do Nacpc, ou seja, educação, saúde e família. E por fim, a terceira fase, que tem como desfecho final a produção de um trabalho que encerra mais um ano letivo.

A avaliação é realizada processualmente tendo como instrumentos os relatórios, fichas evolutivas diárias, tabulações e portifólios.

Em 2006, trabalhamos com o projeto “Vai, vai, vai começar a brincadeira” que teve como eixo de aprendizagem o circo. Com essa proposta trabalhamos a vida circense, suas características, as profissões, cores, o multiculturalismo, entre tantos outros conteúdos. Tivemos apresentação de palhaços, malabaristas e finalizamos com um grande espetáculo.

Em 2007 foi o ano da leitura. Mergulhamos no “Mundo do Era Uma Vez..” representamos muitos personagens príncipes, princesas, bruxas, fadas, bichos, objetos... Ufa! Divertimos-nos muito!

Agora, em 2008, já afinamos as nossas vozes verbais e não verbais e estamos construímos o nosso grandioso coral. O projeto dessa vez é “Todos Somos Um” que tem como proposta trabalhar músicas, parlendas, trava-línguas e histórias.

A Escola Transitória vai muito além de um cumprimento de lei da Educação Especial, ou mesmo de um espaço de aprendizagem. A Escola Transitória Nacpc retrata uma esperança de mãe, uma expectativa de futuro de um filho e uma crença profissional de que todos podem aprender.

As famílias outrora descrentes do potencial de desenvolvimento de suas crianças, desesperançosas quanto à participação de seus meninos e meninas em ambiente de escola regular de ensino, hoje, matriculam-nos em seus bairros, exigem e corroboram para essa tão sonhada inclusão.

O Projeto Educacional NACPC iniciou-se com apenas 04 (quatro) crianças incluídas na rede regular de ensino. Com a Escola Transitória, somente em 2007, foram matriculados 57 meninas e meninos com paralisia cerebral na rede regular, totalizando, hoje, um número de 107 crianças inclusas, felizes e cidadãs, tendo seus direitos garantidos.

 
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