IV Feira de Ciências e Mostra do Conhecimento Nacpc / Escola Municipal Dr. Fernando Montanha Pondé
 
 

No dia 28 de novembro teve início a IV Feira de Ciência e Mostra do Conhecimento do NACPC. Trata-se de um momento em que os pais das crianças têm a oportunidade de vivenciar experiências que foram trabalhadas em sala de aula por professores e alunos de forma interdisciplinar, e também a de vizualizarem as produções de seus filhos durante o segundo semestre do ano letivo de 2014.

Por acreditar que a afetividade influencia numa conduta melhor do ser humano para com o meio ambiente, para com o outro e consigo mesmo, a Escola Municipal Dr. Fernando Pondé e o NACPC Villa da Criança desenvolveram para o Segundo Semestre o projeto com o tema “Quando cuido, demonstro que amo”, onde cada turma elaborou estratégias distintas de comprovar que o afeto viabiliza ações positivas na construção de um mundo mais consciente e justo.

Dessa forma foram vários os questionamentos lançados às crianças, de forma a estimular o caráter investigativo que norteou todo o processo de desenvolvimento do projeto. As crianças tiveram a oportunidade de levantar hipóteses, questionar, experimentar e construir e o resultado disso culminou na IV Feira de Ciências e Mostra do Conhecimento, onde os pais e toda comunidade escolar foram convidados. Foram levantados vários questionamentos: como manter e melhorar a higiene corporal e bucal? Qual o futuro que você deseja para o planeta? Como a música pode auxiliar na higiene mental? Será que é mesmo lixo? Alimentação saudável é uma questão de escolha?

Harmoniosamente os professores prepararam os ambientes da Feira, distribuindo no espaço físico da Villa NACPC, todas as produções, preparando-a de forma a facilitar o acesso, a visualização, a escuta de palestras informativas (de alunos e professores) sobre o que foi trabalhado, e também para a experimentação.

Durante todo o período de 28 de novembro a 02 de dezembro, pais, alunos e curiosos da comunidade compareceram ao NACPC, visitando as salas ambientadas, escutando as palestras, experimentando objetos e produtos, e degustando alimentos saudáveis estudados pelos alunos, conscientizando-se da importância de uma alimentação voltada para garantir a saúde física e mental das pessoas.

Outras experiências exitosas foram a construção de jogos voltados para a alfabetização, para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

Também chamou atenção as experiências na área de ciências sobre a higiene e o cuidado do meio ambiente e do próprio corpo.

Não podemos deixar de relatar as experiências com o som e com a música. Demonstrando os efeitos que causam sobre o sistema nervoso central no que diz respeito ao relaxamento das tensões e/ou aumento delas.

Foram instantes felizes de grande aprendizado e experimentações.

 
 
 
 
 
 
Todos os textos e imagens apresentadas nesta Home Page pertencem ao acervo do Núcleo da Criança com Paralisia Cerebral, e, portanto, ficam proibidas a cópia do conteúdo textual e/ou utilização de imagens sem autorização formal da Organização NACPC. Esta solicitação respalda-se na Lei de Direitos Autorais No 9.610,
de 19 de fevereiro de 1998, da Constituição Brasileira.