Livro Inclusão – Uma Carta
   


Maria Isabel Vianna Telles Velloso - Mabel Velloso nasceu na Cidade de Santo Amaro, Bahia, no dia 14 de fevereiro de 1934. Filha de José Telles Velloso e Claudionor Vianna Telles Velloso - Seu Zezinho e Dona Canô. Estudou no Colégio Nossa Senhora dos Humildes - Santo Amaro. O Ginásio e o Curso Pedagógico fez em Salvador no Colégio Santa Bernadete, Ginásio Itapagipe (hoje Colégio João Florêncio Gomes) e no Instituto Normal da Bahia (hoje Instituto Isaias Alves -ICEIA ).Professora, trabalhou 20 anos na Escola Dr. Araujo Pinho, Santo Amaro. Transferindo-se para Salvador trabalhou nas Escolas Maria Amélia Santos (Pau da Lima)e José de Sá - Pupileira (Campo da Pólvora) onde se aposentou.

Sempre juntou às aulas arte e educação. Teve sempre a preocupação de passar a cada dia um dever e um prazer de casa. Cantos e contos faziam parte do seu diário de classe. Sempre começava e terminava as horas de aula com um hino ou uma cantiga de roda. Sua preocupação maior era com a alegria de cada aluno. Aluno triste não fazia parte da "sala de Professora Mabel". Sempre acreditou que " cantar e contar é o melhor caminho para ensinar"

Hoje, Mabel é voluntária do NACPC – Núcleo de Atendimento à Criança com Paralisia Cerebral. Participa dos Encontros de Capacitação Externa, destinados a capacitar as escolas e professores da rede pública de ensino, como também a oferecer apoio àqueles que tem uma criança com paralisia cerebral em sua escola. Todo seu trabalho é feito com poesia, cânticos e contos.

Em 2013, incentivada pela causa, Mabel lança o livro INCLUSÃO – UMA CARTA, em parceria com a Santa Casa, Canal Futura e o NACPC. Mabel conta uma história baseada em experiências de sua própria família e na história de Danilo Lima, um garoto esperto atendido pelo NACPC. Este livro é destinado a professores e gestores da educação e conta a história de superação. O livro "Inclusão – uma carta" teve seu lançamento em um Evento Cultural programado no Teatro Eva Herz – Livraria Cultura/ shopping Salvador. O evento aconteceu no dia 11 de Outubro e também foi parte das comemorações pelo Dia Nacional do Deficiente Físico.

Já foram distribuídos mais de 1.000 exemplares desta obra junto ao trabalho realizado nas escolas do município de Salvador pelo NACPC. Nosso amor e gratidão a essa pessoa formidável e sensível – querida Mabel.
   
Livro Caminhos e Conquistas na Paralisia Cerebral
   

O Livro Caminhos e Conquistas na Paralisia Cerebral: Uma Ação Interdisciplinar pela Vida, foi publicado em 2005, sendo lançado na II Jornada de Saúde e Educação, a qual reuniu cerca de 500 pessoas, acadêmicos e profissionais das áreas de saúde e educação do estado da Bahia.

A elaboração do conteúdo do referido Livro foi realizada pela Equipe Saúde e Educação NACPC e aconteceu em parceria com a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Gráfica Alvorada - Obra Social do Centro Espírita Caminho.

Confiram, o Prefácio, a Apresentação, a Mensagem e o Sumário do Livro Caminhos e Conquistas na Paralisia Cerebral: Uma Ação Interdisciplinar pela Vida.
   
 
Projeto “Ligados pela Arte e pela Música”
 

O Projeto “Ligados pela Arte e pela Música”, destina-se ao aprendizado formal das crianças com paralisia cerebral, através da arte e da música.

Construído nos grupos de trabalho interdisciplinar da Escola Transitória NACPC, resultou na criação de letras e músicas baseadas em atividades pedagógicas elaboradas pelos professores da Escola Transitória e foi divulgado nas escolas e espaços culturais para os professores utilizarem como recurso para qualquer criança aprender ludicamente.

O Cd “Corpo que Canta e Encanta”, com letras e músicas baseadas em atividades pedagógicas musicadas e elaboradas pelos professores NACPC, sob direção musical de Ximbinha Mamede, teve a participação da equipe de saúde, crianças e famílias NACPC.

O Cd foi lançado na III Jornada Saúde e Educação na Paralisia Cerebral, em 2007.
   
 
Todos os textos e imagens apresentadas nesta Home Page pertencem ao acervo do Núcleo da Criança com Paralisia Cerebral, e, portanto, ficam proibidas a cópia do conteúdo textual e/ou utilização de imagens sem autorização formal da Organização NACPC. Esta solicitação respalda-se na Lei de Direitos Autorais No 9.610,
de 19 de fevereiro de 1998, da Constituição Brasileira.