Psicologia e a Reabilitação
Psicologia e a Reabilitação
 

A Psicologia com o foco na Reabilitação tem como objetivo central a melhoria da qualidade de vida para indivíduos com doenças crônicas e incapacidades, dando ênfase a adaptação e entendimento psicológico do indivíduo às suas limitações. Apresenta como finalidade fortalecimento e empoderamento à pessoa diante de suas limitações e das consequentes alterações que comprometem sua melhora global.

Entre as responsabilidades do psicólogo como membro de uma equipe de reabilitação está o compartilhamento com os demais profissionais sobre aspectos psicológicos e emocionais que estão envolvidos no processo de reabilitação do sujeito, podendo determinar comportamentos que refletem o grau de aceitação à sua condição e capacidade de socialização, o que implica diretamente na possibilidade de inclusão em contextos variados.

A atuação do psicólogo com o individuo consiste na realização de trabalhos lúdicos vislumbrando o processo interacional, acompanhando e avaliando características particulares dos processos psicológicos básicos e da socialização, mantendo a meta de estimular o desenvolvimento de suas capacidades (considerando as limitações e potencialidades) promovendo sua maior participação e incentivando aspectos relacionados a independência, autonomia e autoestima, favorecendo que o sujeito se reconheça como o próprio agente de mudança.

> voltar <
 
Todos os textos e imagens apresentadas nesta Home Page pertencem ao acervo do Núcleo da Criança com Paralisia Cerebral, e, portanto, ficam proibidas a cópia do conteúdo textual e/ou utilização de imagens sem autorização formal da Organização NACPC. Esta solicitação respalda-se na Lei de Direitos Autorais No 9.610,
de 19 de fevereiro de 1998, da Constituição Brasileira.