Fonoaudiologia
 

A Fonoaudiologia é a ciência destinada a atuar na prevenção e promoção da saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva, função vestibular, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, sistema miofuncional orofacial, cervical e deglutição. Sendo assim, são cinco as áreas de atuação do fonoaudiólogo: Audiologia, Voz, Linguagem, Motricidade Oral e Saúde Pública.

No NACPC são realizados pelo setor de Fonoaudiologia atendimentos no ambiente escolar (escola Transitória), refeitório, terapia individualizada e em grupos de comunicação alternativa.

• Refeitório – os pais e/ou cuidadores primários são orientados sobre o posicionamento da criança, uso de utensílios, quantidade de alimento em cada oferta e controle oral durante a alimentação, visando tornar sistemáticas as atuações preventivas e educativas, de forma que estas orientações passem a fazer parte do cotidiano de cada criança.

• Atendimento individual - são realizadas terapias de acordo com a demanda de cada criança, tendo como objetivos gerais trabalhar a adequação das funções do sistema estomatognático, estimulação sensorial, estimulação e desenvolvimento da linguagem oral e/ou escrita, memória, atenção/concentração, dentre outros.

• Escola Transitória - o atendimento é realizado de forma interdisciplinar, no qual são trabalhadas alterações fonoaudiológicas dentro do contexto proposto na escola.

• Comunicação Alternativa - o atendimento é realizado no setor de informática com o uso de pranchas no computador, cujo objetivo é de estimular e promover o desenvolvimento da comunicação.

Além destes atendimentos, o setor de Fonoaudiologia promove projetos que são realizados no decorrer do ano. São eles:

• Oficina do Manuseio Alimentar;
• Oficina de Linguagem: A importância do brincar;
• Palestras para professores das crianças do NACPC em escola regular;
• Orientação no refeitório: treinamento dos profissionais do refeitório quanto às consistências alimentares e orientação familiar
• Visita às escolas regulares das crianças atendidas no setor de Fonoaudiologia;
• Grupo de linguagem.

> voltar <
 
Todos os textos e imagens apresentadas nesta Home Page pertencem ao acervo do Núcleo da Criança com Paralisia Cerebral, e, portanto, ficam proibidas a cópia do conteúdo textual e/ou utilização de imagens sem autorização formal da Organização NACPC. Esta solicitação respalda-se na Lei de Direitos Autorais No 9.610,
de 19 de fevereiro de 1998, da Constituição Brasileira.