Serviço Social
O Serviço Social no NACPC
 

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, critico e interventivo, que utiliza de instrumental as diversas expressões da questão social, atua através da intervenção investigativa, pesquisa e analise da realidade social da sociedade, na possibilidade de intervir e incluir nos serviços, programas e políticas sociais que visam à preservação na defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social
O Serviço Social tem como objetivo principal atuar no processo de garantia do direito social, em conseqüência a inclusão e educacional da criança com paralisia cerebral e em conseqüência seu familiar.
O Serviço Social do NACPC busca assegurar e viabilizar as crianças e seus familiares as devidas orientações e encaminhamentos na garantia dos seus direitos nas áreas de saúde, educação e assistência, dentro e fora da instituição, através de várias ações. Também atua conduzindo reuniões de inclusão com os responsáveis, orientando sobre o programa institucional nas diversas áreas de atendimentos, realiza triagem com um olhar investigativo na possibilidade de identificar o processo histórico, as necessidades pontuais e a composição de cada família.
Um processo importante dentro da instituição NACPC inclui as visitas domiciliares como um instrumento profissional que identifica de perto os modos de vida da população atendida e resgata as crianças que deixaram de freqüentar os nossos atendimentos.
Uma das ações do Serviço Social é a organização do Núcleo Familiar do NACPC que proporciona às famílias o apoio necessário para lidarem com os aspectos físicos e emocionais de se ter uma criança com deficiência. No Núcleo Familiar as famílias assistem a palestras educativas, oficinas, workshops, como também atividades físicas como hidroginástica, alongamento, aeróbica e capoeira. Em parceria com o SENAC, o Núcleo Familiar do NACPC oferece curso de capacitação para esses familiares em vários cursos como customização de sandálias e camisetas, biscuit, pintura em tecido, etc, a fim de que possam desenvolver uma atividade passível de gerar renda enquanto cuidam de suas crianças.
Dentro da instituição, o Serviço Social coordena o Projeto Acessibilidade, que garante o acesso às crianças e famílias à instituição. Tal ação se desenvolve através de micro-ônibus com roteiros pré-programados, distribuídos pela cidade, ou através de Van adaptada para os casos de crianças maiores e com maior comprometimento motor com dificuldade de mobilização por excesso de peso ou tamanho.
Também é de responsabilidade do Serviço Social do NACPC o Programa Bem Viver. Cabe ao Serviço Social a identificação e acompanhamento de necessidades básicas de familias que estejam em maior dificuldade naquele momento, no que diz respeito à aquisição de medicações, alimentos (cesta básica) e espessante de alimentos (para as crianças com dificuldades de deglutição). A distribuição da doação de roupas, alimentos e produtos de higiene também é de responsabilidade do Serviço Social.

> voltar <
 
Todos os textos e imagens apresentadas nesta Home Page pertencem ao acervo do Núcleo da Criança com Paralisia Cerebral, e, portanto, ficam proibidas a cópia do conteúdo textual e/ou utilização de imagens sem autorização formal da Organização NACPC. Esta solicitação respalda-se na Lei de Direitos Autorais No 9.610,
de 19 de fevereiro de 1998, da Constituição Brasileira.